Charles Eames & Eero Saarinen

Charles Eames, nascido em 1907 em St. Louis, Missouri, estudou arquitetura na Universidade de Washington em St. Louis e abriu seu próprio escritório junto com Charles M. Gray em 1930. Em 1935, fundou outro escritório de arquitetura com Robert T. Walsh. Depois de receber uma bolsa de estudos em 1938 da Cranbrook Academy of Art, ele se mudou para Michigan e assumiu uma posição de professor no departamento de design no ano seguinte. Em 1940, Eames tornou-se chefe do departamento de design industrial de Cranbrook.

Eero Saarinen, nascido em 1910 em Kirkkonummi, Finlândia, filho do arquiteto Eliel Saarinen, estudou escultura em 1929 e 1930 na Académie de la Grande Chaumière em Paris antes de estudar arquitetura na Universidade de Yale em New Haven até 1934. Uma bolsa de estudos em Yale permitiu-lhe viajar para a Europa. Em 1936, ele retornou aos EUA e trabalhou na prática de arquitetura de seu pai e também ensinou na Cranbrook Academy em Bloomfield Hills. Foi aqui que Eero Saarinen conheceu Charles Eames. Juntos, eles experimentaram novas formas de móveis e produziram os primeiros desenhos para móveis feitos de madeira compensada moldada.

Em 1940, eles enviaram a Organic Chair como uma entrada conjunta para o concurso ?Design Orgânico em Mobiliário Doméstico?, realizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.