Maarten Baas

Maarten Baas (nascido em 19 de fevereiro de 1978) é um designer holandês.



Desde 1979, Baas cresceu em Burgh-Haamstede e Hemmen, localizado na região sudoeste e central da Holanda. Depois de terminar o colegial, ele começou a estudar na Design Academy Eindhoven em 1996.



Baas é considerado um dos designers holandeses mais influentes do início do século XXI. Ele é frequentemente descrito como um "autor designer", do qual suas obras se situam nos limites entre arte e design. Seu trabalho é conhecido como rebelde, brincalhão, intelectual, teatral e artístico. Ele ganhou uma posição autônoma no campo do design, e seu trabalho varia de projetos conceituais, edições limitadas, design de produção, instalações, espaço público, arquitetura, design de interiores, design de teatro e performances.



Suas obras estão em grandes coleções de museus, como o MoMa, Victoria & Albert Museum, Les Arts Decoratifs, Museu de Arte Moderna de São Francisco, Die Neue Sammlung, Stedelijk Museum e Rijksmuseum. E em coleções particulares de Brad Pitt, Kanye West, Ian Schrager e Adam Lindemann. Trabalhou para marcas exclusivas, como Louis Vuitton, Swarovski, Dior, Gramercy Park Hotel, Dom Ruinart e Berluti.



Desde 2005, Baas colabora com Bas den Herder como seu parceiro de produção.