Marcel Wanders

Marcel Wanders nasceu em Boxtel em 1963 e formou-se com honras pela Hogeschool voor de Kunsten (ARTEZ Institute of the Arts) em Arnhem em 1988. Em 1995 ele abriu seu estúdio em Amsterdam, rapidamente chamando a atenção mundial em 1996 por sua icônica cadeira atada, que emparelhado materiais de alta tecnologia com métodos de produção ?low-tech?.

Hoje Marcel é um produto prolífico designer de interior e de produto e diretor de arte, com mais de 1700 projetos com seu nome para clientes privados e marcas Premium.

Considerado por muitos como uma anomalia no mundo do design, Marcel tornou sua missão ?criar um ambiente de amor, viver com paixão e fazer nossos sonhos mais excitantes se tornar realidade?.

Seu trabalho excita, provoca, e polariza, mas nunca deixa de surpreender, devido à sua ingenuidade, ousadia e busca singular por elevar o espírito humano, e entreter. Em seus projetos, Marcel muitas vezes mistura materiais e técnicas inovadoras com referências aos estilos e arquétipos históricos bem conhecidos, assim os usuários podem facilmente se conectar aos pedaços, apreciá-los por um longo tempo e com isso criar ambientes sustentáveis.

A principal preocupação de Marcel é trazer o toque humano de volta ao projeto, inaugurando o que ele chama de projeto ?new age?; em que designer, artesão e usuário estão reunidos. Em seu processo, Marcel desafia dogmas do design, preferindo, focar de forma holística em vez de soluções tecnocráticas. No universo de Marcel, a frieza do industrialismo é substituída pela poesia, fantasia e romance de diferentes idades, que vividamente trás para a vida no momento contemporâneo.

Em 2001 Marcel co-fundou o bem-sucedido selo de design Moooi, do qual também é diretor de arte. Projetos de interiores tornaram-se cada vez mais importantes na obra de Marcel, adotados porque permitem envolver as pessoas em experiências com múltiplas camadas sensoriais.